Love

Love
Borboleta

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

(1989)HOMENAGEM DE MICHAEL AO AMIGO RYAN WHITE


RESUMO DA HISTÓRIA DE RYAN
Ryan Wayne White foi um adolescente de Indiana, EUA, que se transformou em um exemplo e personagem nacional no seu país devido a AIDS, depois de sua expulsão do colégio por ter contraído a doença.
Ryan era hemofílico e adquiriu o vírus em uma transfusão. Foi diagnosticado com AIDS em 1984, e os médicos lhe deram somente seis meses de vida.
Mesmo com os médicos orientando que sua enfermidade não representava um risco aos outros estudantes, naquela época, os meios de transmissão da doença ainda não estavam claros para a maioria das pessoas e, quando Ryan voltou ao colégio, muitos professores e pais de alunos de Kokomo se colocaram contra seu retorno.
Uma longa batalha judicial e a cobertura midiatica fizeram de Ryan uma 'celebridade' e um porta-voz nas investigações sobre a AIDS, bem como sua repercussão na educação pública.
Assim, veio a público, de forma constante, ao lado de personalidades como Elton John, o apresentador de tv Phil Donahue e Michael.
Ryan surpreendeu os médicos e viveu cinco anos a mais do que o previsto por eles, vindo a falecer pouco tempo antes de completar seus estudos secundários, em abril de 1990.
Faleceu em um domingo de Ramos, no dia 8/4/1990. Em agosto desse mesmo ano, quatro meses após sua morte, o Congresso dos EUA aprovou a criação da  "Ryan White Care", um programa para pessoas portadoras de HIV. Este programa é considerado o maior programa direcionado a essa finalidade.
O "Ryan White Care" auxilia programas para melhorar a qualidade e a disponibilidade do atendimento das pessoas de baixa renda, sem seguro ou com seguro insuficiente, sejam elas vítimas da doença ou de suas famílias.
Ryan rompeu o paradigma de que a AIDS só afetava os homossexuais e, levando-se em conta a sua idade, criou-se motivos para que várias personalidades se solidarizassem com ele.
Michael conheceu Ryan quando seu caso foi comentado na tv americana. Ao saber do fato, Michael, cancelou sua visita à inauguração do Cassino Taj Mahal e voltou imediatamente com Donald Trump para Indiana, com o objetivo de se encontrar com Ryan, passando cerca de quatro horas, consolando a mãe de Ryan, Jeanne.
Michael levou Ryan para conhecer Neverland, dando muito apoio a ele e sua família.
Entre outras coisas, Michael presenteou Ryan com um Ford Mustang de cor vermelha.
No dia que Michael visitou a Casa Branca para a cerimônia em homenagem ao 'Artista da década', em 1990, telefonou para Jeanne para saber como Ryan estava.
Jeanne passa o telefone a Ryan para saber como o filho reagiria ao ouvir a voz de Michael, já que Ryan estivera em coma por quatro dias.
Em 29 de março de 1990, meses antes de sua graduação de final de curso, Ryan voltou ao hospital infantil 'James W. Riley' com uma infecção respiratória.
Quando seu quadro clínico piorou, precisou do respirador artificial e foi sedado, vindo a falecer.
Mais de 1500 pessoas assistiram ao seu funeral e em 11 de abril, celebrou-se uma missa na Igreja Presbiteriana de Indianápolis, sendo transmitida pelas redes ABC, CBS, CNN e NBC.


"Eu tive a visita do pequeno Ryan White na minha sala de jantar falando para a mãe dele à mesa:
'Mãe, quando você me enterrar eu não quero estar de terno e gravata. Não me ponha terno e gravata. Eu quero estar de jeans e camiseta.'
Eu disse: 'Com licença, eu preciso ir ao banheiro.'
Eu corri para o banheiro e chorei. Imagine um garoto de 12 anos dizendo para a mãe como enterrá-lo. Foi isso que eu o ouvi dizer. Como pode o seu coração não amolecer por uma pessoa assim?"
Ouvir esse garotinho dizer para a mãe como enterrá-lo me machucou. Era como se ele estivesse preparado para isso e quando ele morreu ele estava usando OshKosn jeans, camiseta e um relógio que eu dei para ele.
Eu me senti tão mal...

Eu só queria abraçá-lo e beijá-lo, dizer que o amava, e eu fiz tudo isso quando ele estava vivo. Eu cuidei dele e ele ficou na minha casa. Mas vê-lo deitado lá...
Eu falei com ele: 'Ryan eu prometo que farei alguma coisa em sua honra em meu próximo album. Eu vou criar uma canção para você. Eu vou cantá-la. Eu quero que o mundo saiba quem você é'.  Eu fiz Gone Too Soon".
Palavras de Michael sobre Ryan.


Na lápide de Ryan se encontra uma mensagem dizendo:

'Gonna make it difference.
Gonna make it right
Friends Forever.'
Michael Jackson



DEPOIMENTO DE JEANNE WHITE, MÃE DE RYAN, SOBRE MICHAEL EM JULHO/2009A mãe de Ryan, Jeanne, falou no programa "The early show" da rede CBS, sobre as lembranças que tem de Michael e fez questão de defendê-lo. Jeanne conta que ela e o filho ficaram em Neverland e que o rancho de Michael representou para eles o céu e a terra. Disse que seu filho também visitava Neverland  sozinho e que amava o cinema, o chimpanzé Bubbles, que seu filho sentia-se à vontade na propriedade de Michael e que para ela, os tempos em Neverland foram PRECIOSAS RECORDAÇÕES.
Jeanne disse que possui um álbum de recordações de Ryan em Neverland. Disse, ainda, que, a seu pedido, Michael providenciou uma câmera polaroid para que Ryan tirasse as fotos que quisesse do Rancho.
Contou também que NÃO TINHA RESERVAS EM DEIXAR SEU FILHO COM MICHAEL EM NEVERLAND, acrescentando que Ryan parecia mais maduro com a convivência com Michael.
Para Jeanne, Michael NÃO SE IMPORTAVA COM A RAÇA, COR, STATUS OU DOENÇA QUE A PESSOA TINHA  e que ele SIMPLESMENTE AMAVA TODAS AS CRIANÇAS.
Jeanne completou dizendo que Michael presenteou Ryan com um carro em 1989, um Mustang vermelho, carro favorito de Ryan e que Michael sentou-se ao lado dela e de sua filha no dia do funeral de Ryan.

HOMENAGENS DE MICHAEL AO AMIGO RYAN
Michael dedicou a música 'Gone too soon' a Ryan, fazendo também, um vídeo da música com imagens do menino . Cantou a música em homenagem ao amigo na posse de Bill Clinton.
Michael também dedicou um poema ao amigo em seu livro 'Dancing the dream', com o nome Ryan White. 

RYAN WHITE - do livro "Dancing the dream"

"Ryan White, símbolo de justiça
Menino da inocência,
Mensageiro de amor
Onde estás agora?
Para onde fostes?

Perdeu-se teus dias ensolarados
Nos divertimos em longos jogos

Sinto saudades Ryan White
Sinto saudades do teu sorriso, inocência e brilho
Sinto saudades de tua glória, sinto saudades de tua luz

Ryan White, símbolo de contradição
Menino da ironia ou menino da ficção?

Penso em tua vida debilitada,
Em sua luta, em seu pesar

Enquanto as damas dançam à luz da lua
Festas com champagne em cruzeiros organizados
Eu vejo tua forma desperdiçada,
Tua visão fantasmagórica
Sinto tuas degradadas feridas,
Teus machucados suplicantes

Ryan White, símbolo de agonia e de dor
De ignorante medo transformado em loucura
Em uma sociedade histérica,
De ansiedade descontrolada e falsa piedade

Te perdi, Ryan White
Ensináste-nos como levantar e lutar
Entre a chuva, eras um mar de alegria
A faísca da vida em cada menina e menino

Nas profundidades de teu angustiado pesar
Havia o sonho de outro amanhã"

"GONE TOO SOON" - do CD "Dangerous"
Like A Comet
Blazing 'Cross The Evening Sky
Gone Too Soon
Like A Rainbow
Fading In The Twinkling Of An Eye
Gone Too Soon
Shiny And Sparkly
And Splendidly Bright
Here One Day
Gone One Night
Like The Loss Of Sunlight
On A Cloudy Afternoon
Gone Too Soon
Like A Castle
Built Upon A Sandy Beach
Gone Too Soon
Like A Perfect Sunday Flower
That Is Just Beyond Your Reach
Gone Too Soon
Born To Amuse, To Inspire, To Delight
Here One Day
Gone One Night
Like A Sunset
Dying With The Rising Of The Moon
Gone Too Soon
Gone Too Soon

TRADUÇÃO"ACABOU TÃO RÁPIDO"
Como um cometa
Cruzando o céu ao anoitecer
Acabou tão rápido...
Como um arco-íris
Sumindo em um piscar de olhos
Acabou tão rápido...
Brilhante, cintilante
E esplendorosamente radiante
Aqui, um dia
Tornou-se em noite
Como a falta da luz do sol
Em uma tarde nublada
Acabou tão rápido...
Como um castelo
Construído na areia da praia
Acabou tão rápido...
Como uma flor perfeita
Que está fora do seu alcance
Acabou tão rápido...
Nascido para alegrar, inspirar, encantar
Aqui um dia
Tornou-se em noite
Como um pôr do sol
Morrendo com o nascer da lua
Acabou tão rápido...
Acabou tão rápido...

fonte pesquisa:

Nenhum comentário: